terça-feira, 23 de setembro de 2014

TURISTAS X VIAJANTES

Vira e mexe alguém me pergunta porque eu não faço um blog de viagem, ou viro essas pessoas que viajam e escrevem. 
Por mais apetitosa que a ideia possa soar, tenho autocrítica demais para isso. Acho de um narcisismo absurdo esse povo metido a "travel guru". Viagem é uma coisa tão pessoal. É legal receber dicas e fico felizona de ajudar alguém que está indo para algum lugar onde tive uma experiência legal. Mas cada um faz sua própria viagem. O que foi incrível para mim não será necessariamente incrível para você. Detesto aquele ar de expert que diz "você TEM QUE fazer tal coisa quando estiver em Dubai". Minha gente, quando eu viajo eu não "TENHO QUE" fazer nada. Deus me livre ficar tentando reproduzir viagem dos outros, ou querer que os outros reproduzam minha viagem. E no geral, as pessoas que conheci buscando "se encontrar" em mochiladas eternas, eram perdidas demais para ficar em um mesmo lugar. Ficam iguais zumbis pelos hostels, precisando acreditar desesperadamente que sua vasta coleção de figurinhas no passaporte faz deles pessoas mais especiais do que as outras.
A gente se encontra é na rotina, no dia a dia. A busca espiritual é de cada um. Subir montanha na Patagônia ou encher a cara em Praga não faz de ninguém mais evoluído. Eu sei. Eu já fiz. Você pode encontrar a iluminação em um mosteiro no Nepal, ou na sala de casa, na Vila Mariana. É tudo a mesmíssima coisa. A diferença é que, se você precisa falar para os outros que encontrou a iluminação quando estava no Nepal, volte 5 casas porque não foi iluminação coisa nenhuma. Talvez tenha sido só um barato pela altitude. 
Esse texto resume bem minha relação com essa onda de "vou largar tudo e cair na estrada", e minha vontade sem fim de viajar. 
Amo viajar. Fato. É quem eu sou. 
Mas menos, minha gente. Bem menos. 

http://www.brasilpost.com.br/marjorie-rodrigues/ja-deu-o-turista-x-o-viajante_b_5854010.html

Nenhum comentário: