segunda-feira, 2 de agosto de 2010

SECRET CINEMA

Final de semana em Londres. Nada mais revigorante do que se jogar em uma das cidades mais fascinantes do mundo. Ainda mais com as saudades de casa que eu tenho sentido. Preciso cavar motivos todos os dias para continuar. Mas enfim, final de semana em London. Encontrei Flo, aproveitamos que o dia deu uma esquentada e passamos a tarde fuçando nos antiquários cheios de bugigangas de Brick Lane e região. Tiramos fotos divertidas. Depois encontramos uma amiga dela e fomos as três no Secret Cinema. Esse é um projeto que rola uma vez por mês em várias cidades da Europa. As pessoas se inscrevem no site, compram um ingresso e recebem instruções do dia e local onde será a sessão e o que devem levar. Por exemplo, nós fomos para um lugar meio gueto, beeemmm East London e tínhamos de levar um flor. Chegamos lá e era um teatro antigo, mega kitsch. Na porta já tinha uma fila, todo mundo com flores na mão. Alguns atores fazendo performances muito estranhas. Dentro, parecia um salão arrumado para formatura de faculdade. Com várias mesas redondas. No bar a gente comprou uma garrafa de vinho branco, comemos alguns sanduiches. A decoração era a coisa mais estranha. Sabe aqueles bailes de formatura americanos de interior? Então. No palco (que parecia uma reprodução do fundo do mar em lamê) subiu um mestre de cerimônia monocórdico e politicamente incorreto. Então um “multi-instrumentalista” que se contorcia e tocava alguns instrumentos que ele mesmo tinha inventado. Eu tinha certeza que um cavalo branco ia passar galopando pelo meio da gente a qualquer momento. Todo esse clima era para assistir “Veludo Azul” de David Lynch. Tem gente que não entende, mas para mim nada melhor do que uma festa, com sessão de cinema, reproduzindo a atmosfera dos filmes de David Lynch. As flores eram em homenagem à Dennis Hopper, que tinha seu altar devidamente cheio de faixas, bilhetes, velas e (óbvio) flores. Depois do filme, ainda rolava uma pista com DJ. Eu não conhecia o projeto, mas a única coisa que eu pensava era “Como é que ninguém fez isso em São Paulo ainda?”. Parece que no mês passado foi “Blade Runner”. Imagina? Com barraquinhas de comida chinesa e tudo. Único problema é estar cansada como uma mula. Acordando às 5h30 todos os dias e trabalhando pra caramba. Mesmo assim, com os olhinhos fechando e bocejando enquanto Isabella Rossellini tremia na tela. Foi divertido demais! Diversão que eu já estava até esquecendo o quanto gostava.

Esse é o link do site da organização:
http://www.secretcinema.org/

E para vocês entenderem melhor do que eu estou falando, essa é uma matéria feita sobre a edição de "Blade Runner" no mês passado.

Nenhum comentário: