sexta-feira, 8 de abril de 2011

MINHA LAVADORA E EU

Nada como, finalmente, estar instalada no meu novo lar. (Quase) Todas minhas coisinhas devidamente socadas dentro de armários e as portas fechadas para que eu só tenha de pensar em arrumar no próximo verão. E quando eu acho que vou iniciar minha nova vida de Amélia que aposentou a mochila, desço toda pimpona com o cesto de roupas sujas na mão para estrear minha nova máquina de lavar E SECAR roupas. Comprei uma lavadora e secadora híbrida da Brastemp. Eu gostaria de dizer que foi uma aquisição consciente. Que eu pesquisei modelos e capacidades, fiz tabela para o consumo de energia, tirei medidas para que ficasse adequada ao tamanho da área de serviço, comparei preços, chequei referências em sites de reclamações do consumidor e fiz garantia estendida. Adoraria dizer que eu fiz tudo isso. Mas quem fez tudo isso foi o Ozzie, que comprou uma lavadora igual e, como dentro da pesquisa dele essa era a melhor, eu peguei carona e comprei no impulso. É mais legal comprar no impulso. Logo de cara rolou uma decepção porque agora todos os eletrodomésticos vêm com essa ridícula tomada nova de 3 pinos e não servem em nenhuma tomada mais. Então a lavadora ficou quietinha desembalada aguardando que eu encontrasse algum adaptador no meio das caixas da mudança. No domingo à noite fui muito feliz, com uma pilha de roupões e toalhas, ver a maravilha que iria lavar e secar minhas roupas com um simples toque de botão sem que eu precisasse mudar meu nome para Maria, Creusa ou Socorro. Bonitinha minha máquina nova. Rodopiando com minhas roupas e CRACK! Apagou e parou. Grito. Tento abrir a porta, mas ela está travada. Ligo. Desligo. Desplugo da tomada e ela volta a funcionar. Seleciono o ciclo tudo de novo e... Rodopia minhas roupas. CRACK! (Outra vez?) Só que dessa vez nem liga, nem desliga e nem destrava minhas roupas. Elas todas lá dentro, molhadas e reféns. Duas horas de pesquisa no manual eu resolvo que o melhor é chamar a assistência técnica. Veio na terça, dia de caos. Tinha faxineira, feira, internet sendo instalada e amiga que aparece para almoçar de surpresa. Eu arrumando as últimas caixas do escritório. O técnico aparece, fuça, coloca cabinho na tomada e setencia: A máquina é fantástica, mas a tomada precisa ser trocada. Maldita mudança de padrão de plug! Lá vou eu subir a Teodoro Sampaio em busca de uma loja de material de construção. Compro a tomada e volto. Mas ela não cabe na caixinha que estava instalada na parede que era da marca X, e eu tinha comprado da marca Y. Então eu volto e compro o da marca X, que daí não serve porque a caixinha é 4x4 e não 4x2 (suspiro!). Achando que ia resolver tudo de uma vez por todas eu volto na loja e peço o jogo completo de tomada. “Moço, me dá tudo! Tudo! Não faz mal o que eu tenho ou não lá. Vou colocar tudo novo!”. Lá vai dinheirinho da minha carteira. Agora sim. Tudo cabe na parede. O que não cabe é o plug da lavadora na tomada, que é mais larguinha que o tamanho comum. (Hein?!). Eu realmente não entendo porque chamam de “novo padrão” se não existe padrão nenhum. São tantas variantes, número de âmperes, especificações de fabricante, voltagem, tamanho, quantidade... Acho que deviam vender tomadas com meu nome, personalizadas. Enfim, a nova tomada foi lindinha instalada quando já anoitecia e a minha máquina nova finalmente funcionou direitinho, do princípio ao fim. Ontem eu cheguei em casa e fui exercitar a Dita. Passei uns lençóis, coloquei uma carga na máquina e fui chorar em frente à TV assistindo ao Jornal Nacional. De repente ouço a máquina parar e PI-PI. “Ops! Pi-Pi não é legal. Pi-Pi não é um barulho legal!”. Lá estava minha maquina paradinha olhando para mim com um imenso código de erro no visor. Ignorei. Puxei o plug da minha tomada nova, coloquei de novo, apertei enter e foi. Tudo se resolve apertando um botão. Sem que eu precise mudar meu nome para Socorro.

Nenhum comentário: