segunda-feira, 15 de março de 2010

O PRIMEIRO CASTELO A GENTE NUNCA ESQUECE!!!



Que soutien que nada. Inesquecível mesmo é o primeiro castelo. Ainda mais para uma brasileira nata, que a coisa mais antiga que foi acostumada a ver tem um par de séculos. Carol, como uma boa historiadora medieval, queria muito me levar para Óbidos. Uma cidade ao norte de Lisboa, mas como tudo é perto em Portugal, fica apenas há algumas horas do Porto. Lisa nos acompanhou, o que deixou tudo ainda mais divertido. Lisa é uma alemã que caiu de paraquedas em Portugal e acabou ficando para fazer um mestrado, agora um doutorado… Ela é hilária e repete “Fixe!” um milhão de vezes por dia. (Obs.: Fixe, é a gíria portuguesa para dizer que alguma coisa é legal. Hoje é mais usada como uma expressão orgânica na comunicação do dia a dia, do que como uma gíria em si.) Pois bem, Óbidos é uma cidadezinha de 3.000 habitantes, toda preservada exatamente como era no período medieval. As casas, ruas, tabernas. A região caiu nas graças da rainha Dona Isabel e Dom Diniz, rei de Portugal na época, construiu o castelo e deu a cidade de presente para a esposa em 1228. Não é legal? Uma cidade inteira de presente? A gente é tudo um bando de idiota, se derretendo toda com bombons e flores. Eu também quero presente grandioso de namorado! Uma cidade com castelo... O Taj Mahal… Bom, que seja. Na época da dominação moura, Óbidos serviu de ponto estratégico e foi toda murada. Então as construções da cidade são da época de Dom Diniz, mas o muro que a rodeia é mourístico. Eu fiquei extasiada! É como participar de um filme de verdade. Tudo tem cara de cenário, e despertava em mim uma vontade de ser menininha. Virar donzela. Gritar por causa de dragões e feiticeiras. Todas minhas memórias de heroína de infância afloraram. Eu sai pulando (e tropeçando) pela ruelas, descobrindo portas, janelas, floreiras, jardins. Imaginando como era viver naquelas ruas há quase 800 anos. E o mais incrível é que a cidade tem aqueles muros quadradinhos, igual playmobil!!! É uma visita de um dia, não há muito mais o que fazer, mas o Lonely Planet aconselha para quem tiver tempo dormir na cidade e sentir o clima mais forte das tabernas e da típica vida noturna. Nesse final de semana estava tendo um Festival de Chocolate na cidade, então todas as lojas vendiam bombons, nuts cobertos, sorvetes com caldas e copinhos de chocolate para tomar licor de ginja (OBS.: Ginja é uma fruta típica daqui, da família das berries, e produz esse licor delicioso bem doce e frutado que se acha em todos os cantos). Tinha muitos gafanhotos pelas ruas por causa do festival, de várias nacionalidades, o que costuma me deixar irritada. Mas a multidão acabava dando um ar de feira medieval. Como se a qualquer momento algum cavaleiro em armadura fosse passar correndo entre nós para um torneio de lança… voltar, me oferecer uma flor e pedir um cacho do meu cabelo para dar sorte...

Dicas
- em Junho rola meeesmo uma Feira Medieval em Óbidos, com simulação de lutas, pessoas vestidas a caráter, tendas e tudo o mais.
- eu aconselho calçar sapatos baixos e confortáveis para visitar Óbidos. O calçamento também é medieval e anda-se bastante. Assisti algumas adolescentes destruindo o bico de scarpins nas pedras.

Nenhum comentário: